quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Tardio Arrependimento


Categoria: Contos

Durante anos Nice viveu na mais perfeita harmonia com seu esposo o Enéas.Desse casamento tiveram cinco filhos, todos saudáveis e inteligentes, o que contribuía muito para a felicidade daquela família.
Nete, era a filha mais velha, adorava os pais ,principalmente ele, pois o mesmo costumava brincar com os filhos, fosse de bola, de pular corda,qualquer brincadeira era perfeita, visto que ele se tornava criança ao lado dos filhos .Menino, eles só tinham um, o Nick, este estava sempre ao lado do pai quando saía. As outras três filhas eram um pouco menores, mas todos sabiam respeitar uns aos outros ,independendo da idade. Com essa harmoniosa família, ainda vivia entre eles uma irmã da Nice, era Lita, que a todos queria bem e por todos era querida. A Nice sempre contava com os conselhos da irmã, que embora mais jovem era sensata o bastante para contribuir para que não houvesse desavença entre eles.
Mas como todo paraíso tem sua serpente, no mundo deles também não foi diferente. Esta serpente tinha forma de ser humano, corpo de mulher e alma de demônio. E ela apareceu e conseguiu abalar a estrutura de um lar e deixar a sombra da desconfiança sobre aquela união ate então perfeita e feliz. E durante um bom tempo o Enéas se transformou em outro homem.A Nice sofria calada para não dar desgostos aos filhos, mas ela tornou-se uma pessoa frágil ,desconfiada e revoltada. Tudo fizera para viverem em harmonia ,mas o Enéas havia sido ofuscado por outros brilhos,e à Nice restara um coração sangrando pela dor e sofria mais ainda por não querer demonstrar aos outros o que se passava de fato .porém a Lita foi pouco a pouco desconfiando e sempre procurava dar forças a irmã para suportar o triste fado imposto. E sempre conversavam sobre o assunto longe das crianças para que estas não tomassem conhecimento do que passava ,mas com o tempo ,foi inevitável,a Nete e o Nick descobriram tudo e se revoltaram contra o pai. A Nice pensou ainda em mandar chamar a moça e conversar com ela, mas Lita a fez desistir da ideia, tão grande era o desespero da Nice,que não se a apercebia do que lhe ia na mente,ela sentia apenas o que lhe queimava a alma.
Resignada a Nice resolve dar tempo ao tempo, até que um dia ela tem uma desagradável surpresa...
-Bom dia! o Enéas está?
A Nice fica olhando para a moça que ainda tem a fisionomia de criança, e logo percebe estar diante daquela que está destruindo o seu casamento.
-Bom dia!- reponde a Nice,e continua: -Por acaso é você a moça que esta saindo com meu marido?
Pega de surpresa ,a garota fica sem ação e Nice logo ataca-a com palavras duras e cruéis.
-Você sabia que nestes doze anos de casamento nunca tivemos desavenças,a não ser pequenas bobagens como todo casal costuma ter? e agora que já estamos com uma filha quase mocinha e um garoto que muito em breve será um belo rapaz e que ambos por já estarem mais crescidos,só olham o pai com olhares acusadores? E eu que só consigo olhá-lo com desprezo e revolta! Mais para você tudo isso é indiferente, já que nada você tem a perder, pois se tivesse, com certeza não se envolveria com um homem casado. E para ser sincera,ao olhar para você,só consigo sentir piedade,pois você tem tudo para ser uma mulher respeitada,mas preferiu ser a outra,se cobrindo de desonra e tendo para o futuro,provavelmente a prostituição,pois acredite minha filha,ele jamais ira assumi-la. Calada a moça baixa a cabeça e se retira.

Durante o almoço, o Enéas fala que precisa ir ate a cidade vizinha, mas que voltará logo. A Nice sabe que ele irá a procura da moça, mas nada comenta, ela saberá esperar, pois tem certeza que sairá vencedora.
Os dias que se seguem,traz de volta o antigo Enéas, ele volta abrindo o coração, mas encontra o da Nice cerrado, fechado em sua dor e revolta.Ele volta a brincar com os filhos e já não sai mais só, porém com o passar dos meses a Nice começa a tratar o marido quase como antes de tudo ter acontecido,mas ela sabe que jamais conseguirá ser a mesma.
Os anos vão se passando... A felicidade volta a reinar naquela casa, muito embora a sombra da desconfiança paire sobre a Nice... certa vez a Lita conversando com a irmã, pediu-lhe que tivesse um pouco de confiança no Enéas, pois ele sofrera muito com a situação e provavelmente jamais iria repetir o erro.
A Nete já está noiva, o Nick namorando seriamente uma boa moça, daqui a mais algum tempo também estarei casada minha irmã e só restará vocês e as meninas mais novas que também não demorarão a ter seus compromissos, pois já estão umas lindas mocinhas... A Nice sorri pensativa.
Os dias transcorriam na maior calma, até que um dia acontece uma desgraça...O Enéas foge com a namorada do filho. Revolta, desprezo e ódio toma conta daquela família. Desta vez o Enéas fora longe demais, canalha demais. A Lita que já estava casada vai à casa da irmã e tenta consolá-la, mas se entristece ao descobrir que a irmã uma pedra no lugar do coração. O Nick, envergonhado vai embora morar com os avós na cidade vizinha, a Nete que também já estava casada recusa-se a ver o pai, enojada com a atitude vil que este tivera, e logo o Enéas descobre estar só, sem família e sem amigos, todos o abandonaram, todos se revoltaram com aquela atitude torpe.
Passados os primeiros dias de amargura e decepção, levada por amigos, a tomar uma atitude, a Nice entra na justiça e apoiada pelo patrão e membros da igreja a qual pertenciam, ela entra na justiça e sem que muitos entendessem, consegue tirar tudo o que o Enéas possuía, porém alguns meses depois, ele volta a procurar a Nice, jurando arrependimento, pedindo-lhe que o aceite de volta, prometendo que jamais fará outra canalhice, que ele queria voltar a viver como antigamente, como antes dele ter cometido os erros que cometera.. E chorando suplica-lhe uma nova chance.
Com muita calma e frieza a Nice pergunta-lhe: - Enéas, se você quebrar um espelho e conseguir unir os cacos, e colando-os com cuidado, irá ter uma visão perfeita ao ter ao ter a sua imagem refletida?
- Não Nice, claro que não, o que terei diante de mim será pedaços de uma imagem totalmente disforme.
- Mesmo assim será você Enéas... Jamais poderei olhar para você como você está me pedindo... Perdoá-lo, talvez eu até consiga com o passar do tempo, mas esquecer, isto nunca!... Mas se quiser voltar a morar nesta casa, nada farei para impedi-lo se esta for uma vontade das crianças, mas nada mais além disso, pois para mim você não passará de um estranho.
- Aceito a sua oferta Nice, e tudo farei para provar-lhe que mudei e que motivos jamais darei para aborrecê-la, nunca mais lhe darei nenhum tipo de desgosto.
- Não se iluda Enéas, você jogou fora dezenove anos de vida em comum e tenha a certeza que não irá conseguir recuperá-los como tanto desejas, e eu nunca mais serei nada para você além de mãe dos seus filhos.
Enéas sente o peso do mundo sobre os ombros, de cabeça baixa, deixa as lágrimas rolarem livremente, pois só agora se dá conta do que realmente perdera.

Nenhum comentário: